3º SIMPÓSIO DOS NORMALISTAS

Data : 2018-04-10 | Hora : 14:44:55

A Fundação Cultural dos Profissionais da Educação de Minas Gerais - FCPEMG, torna público o presente Edital do  3º Simpósio dos Normalistas e convida os professores e alunos das Escolas Estaduais, que ofertam o curso de Educador Infantil do Estado de Minas Gerais a inscreverem propostas de trabalhos para serem apresentados no 3º Simpósio dos Normalistas. O Simpósio consiste em uma mostra de trabalhos técnico-científicos-pedagógicos selecionados. A abertura do evento e a montagem dos trabalhos ocorrerá no dia 09 de junho de 2018, sábado, a partir das 07:00 da manhã, Endereço: Rua da Bahia, 1.032 -  9º andar - Centro - BH/MG

      Informações:                                                                                                                                                                                       FCPEMG - Rua        Rua da Bahia, 1.032 - 9º andar - 30160-011 - BH/MG

      Telefone: (31) 31469302 - Das 13 às 18horas

       www.fcpemg.org.br           Email: fcpemg@gmail.com

 

                                FUNDAÇÃO CULTURAL DOS PROFISFSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS - FCPEMG 

CURSO NORMAL - NÍVEL MÉDIO - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

3º SIMPÓSIO DOS NORMALISTAS -   EDITAL nº03 /2018

 

A Fundação Cultural dos Profissionais da Educação de Minas Gerais - FCPEMG, torna público o presente Edital, e convida os professores e alunos das Escolas Estaduais, que ofertam o curso de Educador Infantil, do Estado de Minas Gerais a inscreverem propostas de trabalho para serem apresentados no  3º Simpósio dos Normalistas.

 

Organização do evento: A Fundação Cultural dos Profissionais da Educação de Minas Gerais - FCPEMG em parceria com o Professor Adimar Silva realizará o 3º Simpósio dos Normalistas, com o intuito de promover o intercâmbio de trabalhos técnico-científicos-pedagógicos e produções culturais da Educação inscritos no formato do evento. O Simpósio consiste em uma mostra de trabalhos técnico-científicos-pedagógicos selecionados. A abertura do evento e a montagem dos trabalhos ocorrerá no dia 09 de junho de 2018, sábado. A partir das 07:00 hs da manhã, Endereço: Rua da Bahia da Bahia, 1.032 - 9º andar - Centro - Belo Horizonte/MG

 A apresentação dos trabalhos será no dia 09 de junho de 2018, sábado  , no mesmo local, de 09 às 16 horas. O Simpósio estará aberto à participação e visitação apenas pelos alunos e professores das Instituições participante.  Os trabalhos a serem expostos deverão ser apresentados em duas etapas, sendo a primeira um projeto de pesquisa, seguindo as normas da ABNT e a segunda em forma de oficina no dia do evento.

 

  1. Público Alvo: Alunos das Escolas Estaduais de Minas Gerais que oferecem o curso normal, inscritos de acordo com as normas deste edital.
  2. Tema: Os temas devem seguir os Referenciais Básicos Comuns para o Curso Normal de Nível Médio – Professor de Educação Infantil – referem-se às disciplinas de Formação profissional que, integradas às propostas da Base Nacional Comum, constituem o núcleo fundamental de formação do professor, privilegiando os eixos curriculares: Fundamentos da Educação Infantil, conhecimentos dos Processos de Ensino Aprendizagem, Tecnologias Aplicadas à Educação, Gestão Escolar, Prática de Formação.
  3. Apresentação e formato dos trabalhos na Mostra:

O formato da Mostra do Simpósio consiste na apresentação de trabalhos utilizando recursos como maquetes, cartazes, pôsteres, pequenos experimentos didáticos, resultados de trabalhos investigativos, protótipos, dentre outros. Os trabalhos deverão ser apresentados de forma acessível, lúdica, dinâmica e interativa. Materiais diversos poderão ser utilizados para a composição do trabalho, podendo ser manuseados, interpretados ou discutidos com os visitantes. A organização do evento fornecerá para cada equipe uma mesa no tamanho de um metro e vinte (1,20) quadrados formato circular 8 cadeiras.

(Poderá sofrer modificações nos formatos e tamanhos.)           

É de responsabilidade do participante providenciar todo o material necessário para a realização do seu trabalho, tais como computador, Datashow, adaptadores, extensão, dentre outros equipamentos. A Comissão Organizadora do evento, não se responsabilizará pelos materiais pertencentes aos participantes.

  1. Normas para o Resumo – Pré-projeto

O resumo ou pré-projeto é o espaço para o candidato expor suas ideias, temas e objetivos da proposta de trabalho. Precisão e clareza são pontos positivos na avaliação. Como um plano, o resumo deve ser dividido nos seguintes ítens:

 

- Introdução - Tema - Qual é o assunto a ser estudado e apresentado? Vale lembrar que quanto mais delimitado o tema, melhor.

- Justificativa - Na Justificativa deve-se mostrar, com fatos e argumentos, porque o tema é importante e deve ser desenvolvido. Qual a relevância do tema?

- Objetivos - Em termos simples, qual é a pergunta que o trabalho vai responder? O que se busca com essa proposta? Em que ela pode ser útil?

 - Metodologia – Deve-se indicar as principais etapas do trabalho e seus procedimentos, estratégias e recursos utilizados;

        - Referência bibliográfica - Lista de obras consultadas.

O Resumo – Pré-projeto, deverá ser feito, no máximo, em duas laudas. Deverá estar formatado em fonte Arial tamanho 12, com espaçamento de 1,5 cm, margens direita e inferior de 2,0 cm e margens superior e esquerda de 3,0 cm, atendendo às normas da ABNT vigentes.                                                                    

  1. Normas para o trabalho escrito:

O trabalho deverá estar formatado em fonte Arial tamanho 12, com espaçamento de 1,5 cm, margens direita e inferior de 2,0 cm e margens superior e esquerda de 3,0 cm, atendendo às normas da ABNT vigentes. O trabalho completo deve conter:

 

- Introdução - Quais questões o assunto escolhido levanta? O que há de interessante nele que mereça ser apresentado? Quais aspectos são relevantes a ponto de mostrar a sua eficácia na prática? Como surgiu a ideia do trabalho?

          - Justificativa - Na Justificativa deve-se mostrar, com fatos e argumentos, porque o tema é importante para a educação infantil e deve ser desenvolvido. Por que decidimos realizar tal trabalho?

 Objetivos: Qual pergunta a proposta do trabalho tenta responder? É o que se pretende demonstrar com o tema e ações do trabalho. São demonstrados por meio do objetivo geral e dos objetivos específicos.

       - Objetivo geral: está ligado a uma visão global e abrangente do tema.

       - Objetivos específicos: Como o próprio nome se apresenta, trata-se de vários objetivos. Neste caso, apresentam caráter mais concreto. Atinge o objetivo geral, porém, aplicando- o em situações particulares.

- Metodologia - Como investigamos a pergunta, o tema, a proposta? Quais estratégias serão utilizadas?

 - Resultados obtidos - Quais respostas obtemos? Como o trabalho pode contribuir para uma educação infantil de mais qualidade?

        - Conclusões - A proposta utilizada e apresentada foi positiva? Quais contribuições terá para a qualidade da educação infantil?

        - Referência Bibliográfica - Quais autores auxiliaram a desenvolver o trabalho?

Os trabalhos deverão conter uma argumentação consistente, quanto ao motivo da escolha do tema, como surgiram as ideias, o que motivou o grupo  a pesquisar e no que o trabalho pode contribuir para garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora, assegurando uma educação de qualidade, através de uma proposta  e recurso didático inovador.

O Tema deve ser exemplo de tendência contemporânea para novas propostas de trabalho para a educação infantil, a fim de qualificar o atendimento escolar nos espaços físico, psicopedagógico, filosófico e social. Deve-se ressaltar também quais foram os caminhos percorridos para alcançar os resultados.

Os trabalhos nos quais forem identificados plágios serão

automaticamente desclassificados.

 

  1. Inscrição dos trabalhos:

A inscrição deverá ser feita em Ficha de Inscrição, conforme modelo neste edital. Os participantes serão certificados com 150 horas de trabalhos, contando com todo o trabalho dos alunos fora das salas (orientação, pesquisa, debates, confecção do trabalho prático)

Cada sala do curso normal de educador infantil, poderá inscrever 2 trabalhos, com temas distintos, conforme orientação dos professores do curso e com as normas deste edital.

Será disponibilizado um estande para cada um. Cada grupo poderá ter entre 10 e 40 alunos inscritos. O trabalho deve ter um ou mais professores responsáveis. Durante o evento, na data da mostra, deverá ter no mínimo 4 alunos durante todo o tempo nos estandes de apresentação.

 

Os trabalhos deverão ser enviados por email devidamente identificados, sendo o Pré-Projeto - Resumo, no dia 2018 . Exemplo no assunto do email:

EE ........projeto......

fcpemg@gmail.com

 

  1. Montagem e credenciamento:

 

Os responsáveis pelos trabalhos em formato Mostra deverão  comparecer no dia  09 de junho de 2018. Endereço: Rua da Bahia da Bahia, 1.032 - 9º andar - Centro - Belo Horizonte/MG.

A apresentação dos trabalhos será no dia 09 de junho de 2018, no mesmo local, de 09 às 16 horas.  

OBSERVAÇÃO: na montagem não é obrigatória a presença de todos, mas no dia do evento sim, pois haverá lista de presença, para certificação dos participantes.

Ficará a cargo de cada participante o custeio de hospedagem e transporte, uma vez que a instituição não dispõe de recursos para esse fim.

  1. Apresentação:

A apresentação dos trabalhos deverá ser feita pelos alunos, sob a orientação do professor. É de responsabilidade do professor manter a segurança e a ordem de seu stand. Também é de responsabilidade do professor escalar os alunos de forma que o estande não permaneça vazio durante o horário da mostra.

Todos os alunos responsáveis pelo trabalho, deverão ter domínio do assunto, desenvoltura para recepcionar os visitantes  e evitar o uso de aparelhos eletrônicos, tipo celular, tablet ou outros, que não tenha ligação com o assunto e com a apresentação. Os alunos participantes deverão usar camisa branca ou camiseta própria confeccionada para a ocasião, pela escola ou grupo de trabalho. Deverão também, estar portando o crachá próprio do evento.

  1. Julgamento dos trabalhos:

Não é necessário que a comissão avaliadora esteja identificada no momento do processo. Pelo menos dois avaliadores passarão em cada estante.

Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

  • Qualidade técnico-científica evidenciada pela explicitação do problema investigado, os procedimentos de investigação e observância às Normas da ABNT;
    • Criatividade e inovação evidenciadas pela explicitação de uma questão justificada em sua relevância social e aplicação exemplar na comunidade;
    • Clareza e objetividade na apresentação de trabalhos;
    • Engajamento da equipe durante o evento;
    • Conteúdo e coerência com a proposta apresentada;
    • Organização, presença, pontualidade e postura dos participantes;

 

  1. Premiação:

A divulgação dos resultados dos trabalhos vencedores ocorrerá no dia 09 de junho de 2018 às 16 horas. De acordo com os critérios já estabelecidos, a comissão avaliadora classificará os melhores trabalhos que serão premiados  da seguinte forma: 1º, 2º e 3º Lugares, por meio de Troféu

 

 

 

  1. CRONOGRAMA

                                       3º SIMPÓSIO DOS NORMALISTAS - EDIÇÃO 2018

 

Descrição da atividade

  •  

Abertura do Edital

10 de abril de 2018

Início das Inscrições dos participantes

10 a 18 abril - R$40,00

19 a 27 abril - R$50,00

 

Prazo final para inscrição dos trabalhos, recolhimento das fichas de inscrição.

30 de abril  de 2018

Data limite para envio do resumo dos trabalhos – Pré-Projeto

02 de maio de 2018

Data limite para envio do trabalho final – Projeto Final

18 de maio de 2018

Prazo final para inclusão de participantes nos grupos, motivo certificação.

20 de maio de 2018

Divulgação dos números dos stands para montagem dos trabalhos.

21 de maio de 2018

Divulgação da Programação

30 de maio de 2018

Prazo final para agendamento de visitação

 

01 de junho de 2018

Montagem dos standes

9 de junho de 2018

Abertura do evento

9 de junho de 2018

Dia do evento

9 de junho de 2018

Divulgação dos resultados / Premiação

9 de junho de 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Contatos:

                                                                                                                                                                                             Endereço: FCPEMG - Rua da Bahia, 1.032 - 9º andar - 30160-011 - BH/MG

     Email: fcpemg@gmail.com

 

Telefone: (31) 31469302 – Das 13 às 18horas

 

  1. Conta para depósito e valor:

 

Fundação Cultural dos Profissionais da Educação de Minas Gerais - FCPEMG

 

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 1667

Conta: 223-7

Operação: 003

Valor por participante:

10 a 18 de abril - R$40,00 (quarenta reais)

19 a 27 de abril - R$50,00 (cinquenta reais)

 

OBS: O depósito deverá ser feito apenas pelos coordenadores

das escolas

 

 

Belo Horizonte, 10 de abril de 2018.       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                  

ANEXO 1

FUNDAÇÃO CULTURAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

DE MINAS GERAIS - FCPEMG

 

CURSO NORMAL – NÍVEL MÉDIO – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Nome Completo:

 

Carteira de Identidade:

 

  •  

3º SIMPÓSIO DOS NORMALISTAS                                  

FICHA DE INSCRIÇÃO                  

Endereço:

Bairro:

Cidade:

UF:

CEP:

Telefone:

 

Celular:

Email:

Outro contato:

 

Escola:

 

Telefone:

Endereço:

Outro contato:

 

     

Tema do trabalho:

 Professores Responsáveis:

 

  • Os certificados de participação no evento estarão disponíveis no dia do evento.

.

  • Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com:

FCPEMG Tel: (31) 31469302 / Email: fcpemg@gmail.com

       fcpemg@gmail.com

 

               

Belo Horizonte, _________ de ____________ de 2018.

                                              Assinatura do Participante

 

Outras Postagens

Coletânia Cristiano Colelho

25/10/2016 - 19:00:00

Feliz Natal

2017-12-18 - 12:18:42

(IN) SACRALIDADES - WANDER LARA

2017-09-26 - 19:01:55

Do Primitivismo ao Lirismo - Aneto

2017-05-11 - 16:08:37

“Semelhante não é Igual”

2017-03-31 - 13:03:46

Programação Mês da Mulher

2017-03-08 - 17:49:53

PALESTRA

2016-12-06 - 14:30:10