CURSO DE CAPACITAÇÃO

Data : 2018-10-20 | Hora : 08:00:36

MÚSICA E LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS

 

Lucinéia Silveira Toledo

 

A música é uma linguagem de comunicação humana muito significativa pelo envolvimento emocional que provoca e pelo seu caráter de contágio... Parte integrante da evolução da humanidade, a música significa a possibilidade de desenvolver a oralidade, de orientar o movimento, organizando- o e imprimindo-lhe um ritmo.                                                                                              (Elvira Souza Lima, 2002)


A música consiste numa linguagem capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Ela está presente em várias culturas e consiste numa importante forma de expressão humana.

Atualmente existem diversas definições para música. Mas, de um modo geral, ela é considerada ciência e arte, na medida em que as relações entre os elementos musicais são relações matemáticas e físicas, sendo que a arte manifesta-se pela escolha dos arranjos, combinações em uma combinação harmoniosa e expressiva através dos sons.

A música na escola:

Podemos dizer que a música pode ser um elemento cultural poderoso no trabalho do professor, no sentido de propiciar vivências culturais ricas e auxiliar no processo de desenvolvimento e na construção de conhecimentos, valores e atitudes.

Os conceitos e as características inerentes à linguagem musical podem ser trabalhados nas vivencias concretas, ao conseguir ouvir e diferenciar sons, ritmos e culturas, saber que um som pode ser grave ou agudo, curto ou longo, forte ou suave, contribuindo imensamente para a formação integral e humanística da criança.

Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998) apresentam o eixo música, destacando que a linguagem musical tem estrutura e características próprias. Daí deve ser produzida, apreciada e refletida pelas crianças. Vale lembrar que a produção deve estar centrada na experimentação  na imitação, na interpretação e ma improvisação. Este eixo não deve ficar isolado das outras áreas. Há um contato estreito e direto entre as linguagens - movimento, música, brincar, expressão corporal, artes visuais - leitura e escrita e matemática - devem ser trabalhadas de maneira integrada nessa fase do desenvolvimento.  Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos são atividades que despertam e estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical.

     Através do curso, se espera como objetivos:

 

. Compreender sobre o papel da música e da linguagem musical para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e lingüístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.

. Capacitar professores e estudantes de Pedagogia para o trabalho, envolvendo a música e a linguagem musical em sala de aula.

. Favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e da movimentação.

 

        Preveem-se como procedimentos metodológicos do curso:

 

. Exploração do conceito de som e silêncio - com brincadeiras de estátua; produção de vários tipos de sons com o corpo - arrastando os pés, batendo as mãos nas diferentes partes do corpo, etc.; estímulo ao desenvolvimento da linguagem falada por meio de canções que utilizam a linguagem gestual; 

.  Incentivo à composição de melodias - a partir de uma letra criada pelo grupo; Incentivo à criatividade, concentração e memória pela imitação de sons criados pelos colegas; 

.  A utilização de brinquedos de diferentes texturas, formas e tamanhos que produzam sons diferentes: estímulos auditivos, visuais e motores por meio de canções interpretadas com gestos;

. Movimentos rítmicos, explorando todo o esquema corporal e acompanhamento das músicas com palmas ou percutindo algum objeto ao pulso da melodia;

. Trabalho da percepção da pulsação com movimentos corporais com os braços, mãos, pernas, pés, cabeça e tronco. Noções de pulsação e andamento (rápido/lento) - cantando uma música, dançando e batucando nos instrumentos no andamento solicitado. 

.  No que diz respeito ao trabalho com a exploração das características do som e propriedades da música, utilizando canções que façam referência aos diferentes instrumentos musicais e vozes de animais, evidenciando o timbre.

 . Oficinas de brincadeiras cantadas para identificar conceitos musicais, como  duração (sons longos e curtos), com execução de determinados programas de acordo com o som produzido. 

. Oficinas de confecção de alguns instrumentos musicais com utilização de sucatas.    

. Atividades apreciação e interpretação musical utilizando diferentes estilos musicais, para aprender a ouvir e comunicar seus sentimentos (alegria, tristeza, tensão, amor, amizade, respeito, carinho), afinal, a música alimenta a alma e eleva o espírito.  

. Atividades de jogos e brincadeiras cantadas, envolvendo a dança e o movimento corporal.

Recursos Materiais:

- Equipamento de som, vídeo, data-show, papel craft, cartolinas, lápis de cera, lápis de cor, canetas e pinceis coloridos.

Obs: o material teórico será organizado em apostilas e enviado por email dos participantes.

Organização dos módulos:

O curso prevê 2 módulos de 20 horas cada, totalizando 40 hs/aula, sendo 20 horas presenciais e 20 horas em módulo EAD.

 

1º Módulo 20/10/2018

 

- A linguagem musical na educação infantil e séries iniciais:

Aulas teóricas e práticas e oficinas de apreciação, jogos musicas e criação. Além de construção de projetos pedagógicos coletivos, envolvendo a diversas linguagens na educação.

2º Módulo: 24/11/2018

- Aulas teóricas e oficinas práticas, de vivências de jogos, brinquedos e brincadeiras cantadas, com exploração de suas potencialidades de trabalho no espaço escolar para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança.

Público Alvo: Professores e estudantes de Pedagogia

Local de Realização: FCPMG - Fundação Cultural dos Profissionais da Educação de Minas Gerais

R. da Bahia, 1032 – 9º Andar – Centro/Belo Horizonte, MG.

 

Avaliação/ Certificação:

 

Os certificados serão entregues com os seguintes critérios:

Frequência de 70% da carga horária prevista, mais trabalho avaliativo, onde cada um apresentará um projeto pedagógico para o trabalho com a música na escola.

Sobre a Professora ministrante:

 

LUCINEIA TOLEDO é Psicóloga, Professora, Cantora e Compositora, com especialização em Psicopedagogia, Educação Musical, e Literatura, Mídia e Artes. É Mestre em Educação, pela Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos, em Cuba e  Doutora e Pós Doutora em Educação e Psicanálise, pela Faculdade de Educação da UFMG. Trabalhou muitos anos na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, na formação de professores na área de alfabetização e letramento, desenvolvendo diversas oficinas temáticas,  como a alfabetização no contexto do letramento, o brincar na educação infantil, a música no contexto do letramento, a linguagem musical na educação infantil e nas séries iniciais, entre outras. 

 

CURSO DE CAPACITAÇÃO

CARGA HORÁRIA: 40 horas

MÓDULOS PRESENCIAIS:

1º MÓDULO: 20/10/2018 - 10 horas

2º MÓDULO: 24/11/2018 - 10 horas

 MÓDULOS A DISTÂNCIA (EAD)

Serão 02 Módulos a distância de 10 horas cada.

* Inscrições até dia 10/10/2018 , limite mínimo de 20 candidatos para a  realização do mesmo. 

VALOR: 270,00
VALOR: 243,00  c/ DESCONTO de 10% PARA INSCRIÇÕES E PAGTOS ATÉ 30/09/2018.

HORÁRIO: 08:00 ÀS 18:00 horas

*Café da manhã: 09:00 às 10:00 horas

* Almoço: 12:00 às 13:00 horas

* Café da tarde: 15:00 às 16:00 horas

* As inscrições e o pagto  deverão serem feitos pelo site da FCPEMG ou diretamente em nossa secretaria.

 * os pagtos também podem ser efetivados através de depósito bancário para:

   CAIXA ECONOMICA FEDERAL

   *AGÊNCIA:1667 -

   * OPERAÇÃO: 003 -

   * CONTA CORRENTE: 223-7 

   * Com envio de comprovantes de depósito por email p/ efetivação da 
Inscrição: fcpemg@gmail.com

 

LOCAL: Rua da Bahia, 1032 - 9º andar, Centro de BH/MG - Sede FCPEMG.

Outras Postagens

CURSO DE CAPACITAÇÃO

2018-10-20 - 08:00:30

Museu Nacional - RJ

2018-09-06 - 09:48:01

Do Primitivismo ao Lirismo - Aneto

2017-05-11 - 16:08:37

“Semelhante não é Igual”

2017-03-31 - 13:03:46

Programação Mês da Mulher

2017-03-08 - 17:49:53

EXPOSIÇÃO

2016-11-30 - 16:09:42