A HISTÓRIA POR TRÁS DA FCPEMG

A HISTÓRIA POR TRÁS DA FCPEMG

FINALIDADE

A Fundação Cultural dos Profissionais da Educação de Minas Gerais (FCPEMG) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de direito privado, mantida com recursos próprios, de caráter educacional e de assistência social.

Em 30 de julho de 1990 foi aprovada a instituição da Fundação Cultural dos Profissionais da Educação de Minas Gerais – FCPEMG e, por consequência, eleita sua diretoria provisória com mandato de 180 dias. A Instituidora da FCPEMG foi a Associação dos Professores Públicos de Minas Gerais – APPMG, que à época da instituição transferiu para a Fundação diversos bens móveis e imóveis.

Em 22 de fevereiro de 1991 foi lavrada a instituição Fundação Cultural APPMG, através da escritura pública n.º 01, registro n.º 77.073, no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas (Jero Oliva) da comarca de Belo Horizonte/MG.

Assim, a Fundação foi instituída e é regida pelo Estatuto Social e pela legislação aplicável. Encontra-se inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) sob o n.º 65.182.032/0001-09, com data de registro na Receita Federal em 09 de setembro de 1991 e com sede à Rua da Bahia n.º 1.032, 9.º andar, Centro, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 30.160-011.

A Fundação foi declarada de Utilidade Pública Estadual, pela Lei nº 11.970, de 01/11/1995; e através do Decreto nº 8.803, de 26/06/1996, conseguiu o título de declaratório de Utilidade Pública Municipal.O Seu Conteúdo Fica Aqui

I. assistência social;

II. elaboração, captação e execução de programas culturais;

III. promoção de eventos culturais e educacionais;

IV. realização de exposições e mostras culturais;

V. gestão de espaços destinados às atividades culturais;

VI. realização de cursos livres e de qualificação profissional na área cultural, artística e pedagógica;

VII. elaboração e edição de livros e periódicos culturais, artísticos e pedagógicos;

VIII. cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico;

IX. defesa da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais;

X. promoção de cursos de qualificação profissional;

XI. treinamentos para atualização de profissionais das áreas da saúde, educação e ação social, por meio de seminários, ciclos de estudos, conferências e debates;

XII. atendimento prioritário aos professores e especialistas de educação em áreas diversas de atuação, oferecendo-lhes atualização continuada.

CONHEÇA NOSSA EQUIPE

Maria da Graça de Souza
Maria da Graça de Souza Presidente
Formação em Educação Artística na Escolas Belas Artes, Graduação em História na FAFI BH(UNICENTRO) em Belo Horizonte. Diretora Presidente na FCPEMG.
Ordarcy Eustáquia D’Angelis
Ordarcy Eustáquia D’Angelis Diretora Secretária
Pós Graduação em História do Brasil, Graduação em História e Sociologia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo horizonte. Coordenadora de Projetos na FCPEMG.
Giani Amaral Fernandes
Giani Amaral Fernandes Diretor Tesoureiro
Mestrado em Educação na UEMG/MG, Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior na UNIGRANRIO; Graduação em História no UNICENTRO/MG. Diretor Financeiro na FCPEMG.

Estamos aqui para ajudar

Através de idéias criativas, inovação e determinação pura

Vamos Começar!